Permite-te sentir!

Joyous Meditação Emoções

Quantas vezes disseste a ti próprio “Não vou ficar chateado com isto”, “Não estou triste”, “Nem quero saber”, tentando ignorar a raiva, tristeza ou preocupação? 

Temos o hábito de classificar as emoções como positivas/negativas ou boas/más. Não nos importamos com as primeiras, mas tentamos lutar ou ignorar as segundas – mesmo que, na maioria das vezes, sem sucesso. E a verdade é que isto torna mais difícil lidar com estas emoções. 

Não existem emoções más ou negativas. As emoções são o resultado de algo que estamos a viver naquele momento… São algo natural, uma resposta interior automática e fora do nosso controle. 

Imagina que entras numa sala e o ar condicionado está ligado no máximo. É provável que te arrepies certo? É uma reação natural e instintiva que está fora do teu controle.

Gosto de pensar que as emoções são um pouco assim, uma reação a algo que nos acontece – tão naturais quanto um arrepio. Ninguém se julga a si mesmo porque se arrepiou, e também ninguém se devia julgar por uma emoção.

O nosso controle emocional não reside em sentir ou não sentir, mas em saber o que fazer com cada emoção em cada momento. Por isso, o primeiro passo, é sempre o de reconhecer e respeitar as nossas emoções, sejam elas quais forem.