Perguntas Frequentes

Joyous é para crianças?

Joyous começa com as crianças. A linguagem das meditações é simples, acessível e procura usar situações que sejam familiares a crianças. No entanto, não é infantil e parte do princípio que as situações perceptíveis para crianças o são ainda mais para um adulto. Conforme a etapa de desenvolvimento as pessoas vivem a meditação de diferentes formas. Com abertura e imaginação, qualquer pessoa pode usufruir de Joyous. 

Distraio-me muito durante a meditação, é normal?

Sim. Acontece a toda a gente. Manter a atenção é um grande desafio. Mas não há problema.  Não te zangues contigo mesmo, aceita a distração e mal repares que estás distraído foca a tua atenção novamente na meditação. À medida que se torna um hábito vai sendo mais fácil manter a atenção. 

Em que casos Joyous é apropriado?

Joyous é apropriado para humanos 😉

Vários estudos apontam os benefícios da meditação em casos de ansiedade, de dificuldades de concentração, problemas de sono, mas qualquer pessoa beneficia de estar mais em contacto consigo mesma e com as suas emoções. Joyous não é terapia (nem um substituto da mesma) mas pode ser terapêutico.

O meu filho tem menos de 6 anos, pode ouvir a meditação?

Cada criança tem o seu próprio percurso de desenvolvimento. Embora seja apontada a idade mínima de 6 anos, esta depende sempre da criança em questão. Isto é, pode uma criança mais nova conseguir seguir a meditação, como, em alguns casos, pode uma criança de 6 anos sentir dificuldade. Uma boa forma de perceber estas diferenças é experimentando as meditações exemplo e vendo como a criança reage a elas.

Não senti diferenças vale a pena continuar?

A meditação faz bem à saúde (física e psicológica) e não tem contra-indicações. Embora algumas pessoas sejam logo capazes de sentir algum efeito nos primeiros meses, tal pode não acontecer. Isso não quer dizer que não vale a pena fazer a meditação ou que nada está a acontecer dentro de ti.

É como quando fazemos reciclagem, não vemos um efeito imediato no planeta mas aos poucos vamos fazendo a diferença.

Qual a melhor altura do dia para fazer a meditação?

A melhor altura do dia é a que funciona para ti. Há pessoas que gostam de começar o dia com uma meditação, outras fazem a meditação antes de dormir. Mas o mais importante é ser numa hora que funcione para ti, e que, por isso, seja fácil de manter como parte da rotina. Idealmente escolhe uma hora em que dificilmente serás interrompido. 

Tenho que esperar para o início do mês para subscrever?

Não. A subscrição é de 1 mês, desde a data de subscrição. Não está dependente do mês do Calendário Civil. Isto é, se começares a subscrição a 20 de Novembro ela será renovada no dia 20 de Dezembro.

Posso ouvir em mais do que um dispositivo móvel?

Sim, podes ouvir em dois dispositivos. 

Posso fazer download das meditações?

Não. As meditações só podem ser ouvidas na plataforma, quantas vezes quiser durante o dia.

Posso ouvir as meditações antigas?

Não. Só tem acesso à meditação daquele dia e não a meditações de dias anteriores. Embora seja normal que algumas meditações tenham um maior impacto do que outras, o facto de existirem apenas um dia é um desafio a estar mais presente e aproveitar cada uma de forma especial. 

O audio da meditação pausa quando o ecrã bloqueia?

Depende do teu equipamento e sistema operativo. Poderá acontecer de o audio pausar quando o teu ecrã bloqueia de forma automática ou manual. Para alterar isto, e poder ouvir a meditação sem interrupções, verifica as definições relativas a bloqueio de ecrã ou permissões de atividade/dados em segundo plano do teu equipamento.