Saúde Mental – hoje e sempre…

Quando fazemos o lento trabalho de aceitar que a saúde mental é parte integral da saúde, quando temos casos (e cada vez mais) de pessoas que falam abertamente sobre as suas dificuldades e desafios a este nível, percebemos que as pessoas estão FELIZMENTE, mais receptivas e conscientes da importância da saúde mental. 

Mas se por um lado acho que temos feito um ótimo trabalho a desmistificar e acabar com o preconceito, tenho receio que esta aceitação seja em si, por vezes, negativa. 

O meu medo é que vejamos a saude mental como um área em que algumas pessoas podem ter problemas, e então criamos aqui esta barreira entre o “normal” e o “doente/problemático”. Como se “ok, nós poderemos ter problemas de saúde mental que precisam de atenção” mas isso significasse que passamos para o outro lado da linha – deixamos o normal e passamos a ser doentes. Percebemos que as pessoas podem sofrer psicologicamente mas olhamos como se fosse uma marca, ficam danificadas e a marca fica lá sempre, estão do outro lado da linha. 

E claro que há perturbações que deixam marca e mudam a vida (ou o “lado”) da pessoa, mas o mais comum é que a marca que fica é a sensibilidade para que o sofrimento existe e ninguém – NINGUÉM –  está acima dele. Não há uma barreira clara entre o estar bem e estar mal, ou um precipício a separar as duas coisas. A linha é tão ténue!!! e a maioria de nós acaba por caminhar com um pé em cada lado. E por vezes, acontecem coisas, a nossa vida muda de repente (perdemos alguém, estamos com uma pressão imensa, aparece um vírus!!!) e o nosso equilíbrio altera-se um pouco, temos que o recuperar. E é aí que reside a verdadeira força, em sentirmo-nos – perceber o que se passa connosco – e trabalhar para recuperar equilíbrio. 

Tal como a saúde geral, a saúde mental não é perfeita ou imperfeita, tem desafios, fases e precisa de ser cuidada! 

Cuida da tua, hoje e sempre 😉