É de Pequenino que…

É de Pequenino Que Joyous Meditação Desenvolvimento Emocional

É inegável o peso que a nossa infância, as nossas relações e experiências têm na nossa personalidade e forma de ver o mundo. Não sou fã de culpar os pais e o desenvolvimento por tudo o que somos – acho que temos sempre o poder de nos escolhermos diferentes. Mas a verdade é que as nossas experiências de infância nos marcam, e por isso mesmo, faz sentido trabalhar com as crianças. Faz sentido ensiná-las desde cedo a lidar com os problemas e as emoções porque eles vão ter que fazer isso todos os dias, toda a vida. 

Ensinamos às crianças as competências bases para viver em sociedade, para serem produtivos, para resolverem os problemas. Mas temos dificuldade em ensiná-las a sentir (talvez porque também nós estejamos em modo de aprendizagem). As nossas crianças vão sofrer, vão levar NÃOS na vida, vão ter relações falhadas e vão sentir-se perdidos, por muito que tentemos atrasar estes acontecimentos… Por isso, importa ajudá-las a desenvolver competências para que estes momentos não as definam. Aprender a lidar com as emoções não é estar sempre feliz, não ficar chateado ou com raiva, não chorar ou ir abaixo, saber lidar com as emoções é aceitar todos esses sentimentos mas não deixar que eles nos comandem. 

Nas palavras da Drª Shefali, uma psicóloga clínica americana, “Não proteja o seu filho da dor; proteja-o da crença de que a dor o vai destruir”