Faz bem à vida

Não é exagero dizer que a meditação e o mindfulness fazem bem à vida, porque são inúmeros os efeitos desta prática na saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, ficamos sempre um bocadinho reticentes quando nos querem vender algo que faz bem a tudo!
Por isso mesmo, não é de estranhar que quando digo (mesmo que com base em estudos científicos*) que a meditação pode:
- Ajudar a reduzir o stress e a ansiedade;
- Aliviar sintomas depressivos;
- Aumentar a nossa capacidade de concentração e produtividade;
- Melhorar as nossas relações
- Melhorar o nosso sono
- Aumentar a criatividade
- Ajudar em problemas alimentares, problemas cardiovasculares e em fumadores
Fiquemos desconfiados, há procura do senão. Mas podemos pensar na última vez que nos sentimos stressados ou ansiosos. Não estava o nosso ritmo cardíaco acelerado? Se formos estudar o efeito negativo do stress na saúde não vamos desconfiar quando virmos o tamanho da lista. Então se sabemos que o stress nos faz tão mal, porque não acreditar que uma vida mais presente nos possa fazer tão bem?
Mas se te deixar mais descansado, o senão existe, é que a meditação não é fácil. Não se trata de um comprimido que tomamos e cá estão as nossas melhorias! Ela é um caminho, exige entrega e disciplina. Não chega meditar uma vez, os efeitos não são imediatos.
Por isso esta não é uma solução mediática que faz bem a tudo, é antes um caminho que escolhemos percorrer, exigente, que dá trabalho mas que faz bem à vida.